Segundo estudo feito pelo CLUBE DO
CARRO ELÉTRICO como se pode observar no gráfico geral apresentado abaixo,
no motor de combustão interna, o torque máximo é alcançado antes da potência
máxima e, também, não se observa, entretanto, uma forte relação (independência)
entre essas duas grandezas. Essa fraca relação entre potência e torque em
motores de combustão interna, leva a necessidade de instalar um sistema de
engrenagens em motores a explosão, para alterar as relações de velocidade de
maneira a permitir que o motor a combustão funcione na rotação/velocidade mais
próxima do torque máximo, e, assim, obter um melhor rendimento.
(DANTAS, A. P., Clube do Carro Elétrico, 2012. Disponível em: <clubedocarroeletrico.com.br>).
Figura 1: Curva típica de um motor de combustão interna
Fonte:
clubedocarroeletrico.com.br
Figura 2: Motor de combustão interna
(Modelo
BMW V10)
Fonte:
almaz-parts.ru
Conforme o gráfico abaixo, diferentemente
do motor a combustão o motor elétrico, é que o motor elétrico atinge o torque
máximo a partir do início de sua rotação e permanece relativamente constante,
até um valor próximo a 7.000 RPM, quando, a partir daí, começa a cair. Durante
a aceleração do motor elétrico, a potência vai aumentando até a um valor máximo
que corresponde ao instante em que o torque começa a decrescer. A potência se
mantém acima do valor do torque até o final da rotação máxima do motor. (DANTAS,
A. P., Clube do Carro Elétrico, 2012. Disponível em: <
clubedocarroeletrico.com.br>)
Figura 3: Curva típica de um motor elétrico desenvolvido
para veículo elétrico.
Fonte: sasco-kuwait.com
Figura 4: Vista interna de um motor elétrico
(Modelo do Honda
FCX Clarity)
Fonte: clubedocarroeletrico.com.br
Conforme destaca DANTAS (2012), essa
característica de um motor elétrico faz com que o veículo acelere
constantemente dispensando um sistema de caixa de mudanças (ou engrenagens) até
atingir a velocidade máxima. Os motores elétricos, além de uma curva de torque
muito mais favorável, permitem uma rotação final muito acima do motor de
combustão interna de um veículo convencional, da ordem de 12.000 RPM. (DANTAS,
A. P., Clube do Carro Elétrico, 2012. Disponível em: <clubedocarroeletrico.com.br>)
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