quarta-feira, 25 de junho de 2014

Comparações entre o Motor Elétrico e o Motor de Combustão Interna

Segundo estudo feito pelo CLUBE DO CARRO ELÉTRICO como se pode observar no gráfico geral apresentado abaixo, no motor de combustão interna, o torque máximo é alcançado antes da potência máxima e, também, não se observa, entretanto, uma forte relação (independência) entre essas duas grandezas. Essa fraca relação entre potência e torque em motores de combustão interna, leva a necessidade de instalar um sistema de engrenagens em motores a explosão, para alterar as relações de velocidade de maneira a permitir que o motor a combustão funcione na rotação/velocidade mais próxima do torque máximo, e, assim, obter um melhor rendimento.

(DANTAS, A. P., Clube do Carro Elétrico, 2012. Disponível em: <clubedocarroeletrico.com.br>).

Figura 1: Curva típica de um motor de combustão interna
Fonte: clubedocarroeletrico.com.br

Figura 2: Motor de combustão interna
(Modelo BMW V10)
Fonte: almaz-parts.ru

Conforme o gráfico abaixo, diferentemente do motor a combustão o motor elétrico, é que o motor elétrico atinge o torque máximo a partir do início de sua rotação e permanece relativamente constante, até um valor próximo a 7.000 RPM, quando, a partir daí, começa a cair. Durante a aceleração do motor elétrico, a potência vai aumentando até a um valor máximo que corresponde ao instante em que o torque começa a decrescer. A potência se mantém acima do valor do torque até o final da rotação máxima do motor. (DANTAS, A. P., Clube do Carro Elétrico, 2012. Disponível em: < clubedocarroeletrico.com.br>)

Figura 3: Curva típica de um motor elétrico desenvolvido para veículo elétrico.
Fonte: sasco-kuwait.com               

Figura 4: Vista interna de um motor elétrico
(Modelo do Honda FCX Clarity)
Fonte: clubedocarroeletrico.com.br

Conforme destaca DANTAS (2012), essa característica de um motor elétrico faz com que o veículo acelere constantemente dispensando um sistema de caixa de mudanças (ou engrenagens) até atingir a velocidade máxima. Os motores elétricos, além de uma curva de torque muito mais favorável, permitem uma rotação final muito acima do motor de combustão interna de um veículo convencional, da ordem de 12.000 RPM. (DANTAS, A. P., Clube do Carro Elétrico, 2012. Disponível em: <clubedocarroeletrico.com.br> 

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