terça-feira, 24 de junho de 2014

A Equação de Drake e a Exobiologia

http://astrono1000sic.files.wordpress.com/2011/04/drake-e-sua-equacao.jpg
Sempre me interessei por exobiologia, e o dos fatos que me chamam a atenção é a probabilidade de que lá fora, outras civilizações estejam se desenvolvendo. Então eu conheci a "Equação de Drake", e tudo ficou mais claro para mim. A Equação de Drake, em termos gerais, pega a quantidade de planetas que acredita-se terem sistemas planetários, feito isso, encontra-se a probabilidade de esses sistemas planetários tenham planetas para comportar vida, em seguida é feito cálculo da chance de nesses planetas a vida ter evoluído até criaturas complexas e inteligentes e então é calculada a chance desses seres não terem sido destruídas por desastres naturais ou por conflitos internos, como aqueles que presenciamos ultimamente com a vinda dos armamentos nucleares. Mesmo com todos esses obstáculos, em vista da grande quantidade de sistemas planetários existentes os números apontam que é provável que existam milhares de civilizações só na nossa galáxia. Me animo ainda mais quando tento visualizar essas possibilidades aplicadas não só na nossa galáxia, mas no universo. De acordo com a Equação de Drake, a quantidade de civilizações deve ser enorme!

Se quiser visualizar a equação em termos mais técnicos, veja essas informações abaixo extraídas da Wikpédia.

"Equação de Drake, proposta por Frank Drake em 1961, foi formulada com o propósito de fornecer uma estimativa do número de civilizações em nossa galáxia (Via Láctea) com as quais poderíamos ter chances de estabelecer comunicação.


A Equação de Drake é formulada como segue:
N = R^{*} ~ \times ~ f_{p} ~ \times ~ n_{e} ~ \times ~ f_{l} ~ \times ~ f_{i} ~ \times ~ f_{c} ~ \times ~ L
Onde:
N é o número de civilizações extraterrestres em nossa galáxia com as quais poderíamos ter chances de estabelecer comunicação.
R* é a taxa de formação de estrelas em nossa galáxia
fp é a fração de tais estrelas que possuem planetas em órbita
ne é o número médio de planetas que potencialmente permitem o desenvolvimento de vida por estrela que tem planetas
fl é a fração dos planetas com potencial para vida que realmente desenvolvem vida
fi é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente
fc é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente e que têm o desejo e os meios necessários para estabelecercomunicação
L é o tempo esperado de vida de tal civilização

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Equa%C3%A7%C3%A3o_de_Drake          

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário